
Suspensão e Freios
Todas as peças de um carro precisam estar bem conservadas para que ele funcione perfeitamente. Porém, algumas delas influenciam diretamente na segurança e estabilidade do veículo, por isso, precisam receber ainda mais atenção.
Esse é o caso dos freios e suspensão, itens que devem passar por revisões periodicamente, para que o carro não ofereça o risco de causar acidentes.
Por que revisar freios e suspensão com frequência?
Devido ao uso constante, as peças do carro sofrem desgaste natural e precisam ser trocadas regularmente. Os freios, por exemplo, são utilizados com frequência e garantem que o carro poderá ser parado quando preciso.
Diversas peças compõem esse sistema, e quando uma ou mais ficam gastas, ele não apresenta o mesmo desempenho e fica difícil reduzir a velocidade do veículo. O tempo de resposta do freio pode não ser suficiente
No caso da suspensão, além de amortecer as irregularidades do terreno ela também proporciona estabilidade ao carro. É importante avaliar o estado de conservação das peças desse sistema, mas também é fundamental que o automóvel esteja alinhado e balanceado.
Todos esses pontos garantem que a dirigibilidade não será comprometida por trepidações, desestabilidade ou o carro puxando para um lado.
A melhor forma de evitar acidentes é fazendo a revisão completa desses dois sistemas, sendo recomendada a cada 7 mil quilômetros. No entanto, deve-se seguir o que consta no manual de cada modelo, e se for viajar, faça a revisão.
A revisão dos freios
Nos freios, é mais comum que as pastilhas sejam trocadas, mas os demais componentes — lonas, servo freio, cilindros mestre e de rodas, sapata e pinça — também podem apresentar ranhuras, deformações ou degastes que interfiram em seu funcionamento.
Também é avaliado o fluido de freios, que precisa estar no nível ideal para que a frenagem aconteça com precisão. O nível baixo caracteriza problemas no sistema que precisam ser sanados. Nesse casso, faz-se a troca do fluido, pois ele pode estar comprometido.
- Alguns sinais que indicam problemas nos freios são:
- pedal baixo demais;
- pedal muito duro;
- precisar “bombear” o freio para acioná-lo
A revisão da suspensão
- Na revisão da suspensão, as peças avaliadas são::
- pamortecedores;
- batentes;
- bandejas;
- bieletas;
- braços axiais;
- buchas;
- coxins;
- molas;
- pivôs;
- terminais.
Por tudo isso, revisar freios e suspensão é de extrema importância. Os dois sistemas são fundamentais para evitar problemas maiores no carro e também para garantir a sua segurança, dos seus acompanhantes e de terceiros.